segunda-feira, 4 de março de 2013

Criando filhos seguros


12 dicas para criar um filho seguro e preparado para o mundo real



1.Tenha clareza dos seus princípios e valores, pois, consciente ou inconscientemente, eles serão a base para a educação do seu filho. O casal deve estar bem afinado, para que ambos eduquem na mesma direção. Caso não estejam, conversem, conversem, conversem.
2. Nunca corrija o marido ou a mulher na frente do filho. Isso abala a autoridade e dá insegurança à criança, que passa a não confiar na educação dada, e buscará outros meios para se educar. Se você não concordou com a ação do seu parceiro para com ela, é importante sim conversar, mas só os dois e a sós.
3. Deixe claro o que é “sim” e o que é “não” e os faça valer. E, desde muito pequeno o seu filho irá tentar fazer você mudar de opinião. Assim, antes de dizer algo, tenha certeza do que você quer. Isso ajuda também a evitar os acordos, que acabam por atrapalhar a confiabilidade da educação dada ao filho.
4. Não diga hoje uma coisa e outra amanhã. Isso confunde a criança e traz insegurança de como ela deve agir. Nem diga uma coisa e aja de forma diferente, pois as ações dizem mais do que as palavras. E são por elas que seu filho irá se espelhar.
5. Quando a criança falar palavrões ou fizer alguma coisa que não seja propícia para a idade, ainda que seja engraçada, contenha-se.  Pois, todo ser humano gosta de reconhecimento, e ao rirmos, a criança entenderá que aquela ação a valoriza e assim a repetirá sempre, em qualquer lugar e situação.
6. Quando seu filho contar-lhe algo que fez de errado, tome cuidado com a sua reação, pois você pode fazer com que nunca mais ele lhe conte nada. Comece elogiando-o por estar contando a você. E, então faça a correção necessária com firmeza e ternura.
7. Não defenda o seu filho ou faça vista grossa quando ele estiver errado, pois ele perderá a confiança em você, e o mundo perderá a confiança nele.
8. Não arrume o que ele deixar espalhado ou assuma suas tarefas, erros ou problemas. Ensine-o desde pequeno a ter responsabilidades com as suas ações e obrigações.
9. Elogie as conquistas do seu filho. Mas, não faça elogios falsos ou exagerados, pois isso distorcerá a construção que ele faz de si próprio, além de desmotivá-lo a continuar progredindo.
10. Não dê tudo o que o seu filho pede, nem tenha medo de frustrá-lo ou que ele viva os sacrifícios que você viveu. Ensine-o a analisar o que quer, o por que quer e a conquistar o que se quer.
11. Assuma a educação do seu filho. Caso contrário, alguém o fará. E quem será? É um risco alto, que não vale a pena correr.
12. E, qual a idade em que devo começar? A partir de agora, pois as aprendizagens de hoje, ajudarão seu filho no aqui e agora, e servirão de base para as construções de amanhã. E bem sabemos que um bom alicerce diz da segurança, do equilíbrio e da boa estrutura de uma construção. Assim, ajude o seu filho a estar seguro, preparado e pleno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário