segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dicas de Segurança no Trânsito



O trânsito está cada vez mais complicado! Mas se cada um de nós, motoristas e pedestres, fizermos nossa parte poderemos tornar o trânsito mais gentil e seguro. E isso não é tão difícil assim. Veja as dicas:
Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.
Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.
Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.
Pega é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.
Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.
Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.
Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.

Segurança do Pedestre
Motoristas e pedestres travam verdadeiras batalhas nas ruas e estradas. O resultado é um saldo elevado de atropelamentos por ano, com muitas vítimas fatais. De quem é a culpa? Dos motoristas? Em parte sim, porque muitos não obedecem às leis de trânsito. Mas os pedestres também são culpados. Eles também não obedecem às leis de trânsito. A segurança do pedestre depende de sua própria disciplina. Atitudes simples como estas podem salvar vidas:
  • Atravesse as ruas com atenção.
  • Antes de deixar a calçada, observe de onde vêm os carros e se há semáforo.
  • Atravesse sempre na faixa de pedestres, quando houver.
  • Não fique no meio-fio esperando o sinal fechar para os carros. Isso atrapalha os motoristas e pode causas acidentes.
  • Respeite a vez do motorista. Nunca tente atravessar se o sinal estiver aberto para os carros. Se ocorrer um acidente a culpa será sua.
  • Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias. Não tenha preguiça nem queira encurtar o caminho. Você pode estar encurtando a sua vida
  • Ande sempre pela calçada. Quando não existir calçada, caminhe no sentido contrário ao do tráfego para ter melhor visão dos veículos.
  • Nunca desça de um ônibus fora do ponto. Se não for possível evitar, antes de descer olhe bem se nenhum carro ou moto está vindo em sua direção.
  • Nunca abra a porta ou desça de um carro estacionado sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos.
  • Use roupas claras (ou um sinal luminoso) para andar à noite. Isso permite que os motoristas vejam você.
  • Nunca passe correndo na frente de uma garagem. Pare e olhe se não está saindo nenhum carro.
  • Não deixe crianças brincando na rua sozinhas. Elas se distraem facilmente e não percebem o perigo.
Cinto de Segurança
 
Em caso de colisão, o cinto de segurança aumenta em 50% a proteção dos passageiros. Ele não é opcional. Faz parte das condições de segurança do carro, assim como os freios.  Se o carro estiver a 20 km / hora e colidir, a cabeça dos ocupantes será projetada na mesma velocidade contra o pára-brisa. É o suficiente para provocar a perfuração do globo ocular. Portanto, o uso do cinto de segurança é necessário mesmo em baixa velocidade. Imagine o que pode acontecer a 50, 80 ou 100km / hora.
Cuidados especiais: 
  • Crianças devem viajar sempre no banco traseiro. As pequenas devem ser transportadas em cadeirinhas apropriadas. A partir dos sete anos, as crianças podem usar cinto de segurança do banco traseiro.
  • Gestantes devem usar o cinto, atado de maneira segura e confortável; nem apertado nem frouxo demais. 
  • Qualquer passageiro que viaje no banco traseiro deve obrigatoriamente usar o cinto. Caso contrário, se houver colisão, ele será jogado sobre os passageiros da frente, agravando o acidente.
  • A folga entre cinto e o corpo deve ser no máximo de 5cm (ou o equivalente ao seu punho).
  • Nunca passe o cinto por debaixo do braço. 
  • Pela lei, em caso de acidente, você é responsável pelas pessoas que transporta em seu carro. Use o cinto e exija que todos no seu carro também o façam.
  • Respeite as leis de transito.
  • Ensine seus filhos a respeitá-las.

Um comentário: