terça-feira, 12 de junho de 2012

Plano de Ensino Agrupamento I


PLANO COLETIVO DE ENSINO DOS AGRUPAMENTOS I
Professoras: Marcia Regina Vicentin e Marcela Seber Fais
Turma do Patinho
Turma da Joaninha
Monitores/agentes: Edinéia Perissato, Eliana A. F. Nito, Emilene de J. Guimarães, Larissa Ap. Beneduzzi, Paula P. dos Santos, Renata C. De Oliveira, Renata M. da Silva, Rosimeire de F. Monferdine, Samuel G. Ferreira, Simone Ap. de Oliveira, Stephanie R. Vianna, Vanessa C. da S. Santana.

Objetivo Geral:
Trabalhar o lúdico no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e moral da criança.

  • Valorizar as relações desenvolvidas dentro da unidade de educação infantil para a aprendizagem.
  • Trabalhar situações que possibilitem à criança perceber-se enquanto indivíduo, o conhecimento de si mesmo e do outro.
  • Promover situações de atividades que estimulem o desenvolvimento das múltiplas linguagens: plástica, lógico-matemática, espacial, musical, linguística e outras.

Justificativa:
            O AGI A conta com 24 crianças matriculadas na faixa etária de 03 meses a 1 ano. Os de 03 meses iniciarão a adaptação aos 04 meses. Para maioria esse é o primeiro contato com a vida escolar.
            Elas não andam,algumas engatinham e outras não sentam. Há crianças que estão sendo amamentadas,outras não foram ainda introduzidas o suco,papinha e frutas nas refeições. Elas se comunicam pelo olhar, pelo corpo e choro, ainda não verbalizam.
                        No AGI B a faixa etária está focada entre 1 e 2 anos que completarão até dezembro de 2012. São crianças em sua maioria que nunca frequentaram escola. Seu andar ainda está em desenvolvimento e não falam fluentemente,emitem sons que se faz entender e estão descobrindo o meio social e físico. Estão se alimentando com alimentos sólidos e leite em copos de transição.
Diante de uma série de mudanças importantes na vida das crianças o período de adaptação é fundamental para que se sintam acolhidas,seguras e confortáveis.

Metodologia:
            É construída a partir do conhecimento das crianças e particularidades do grupo.
Na adaptação se faz necessário muito contato físico, músicas, brinquedos e brincadeiras considerando-se também o esforço do conjunto da equipe de profissionais da escola e dos pais .
            A adaptação é feita em qualquer época do ano, a partir da necessidade da criança que inicia no CEMEI, observando a alimentação e o choro.
            A rotina é introduzida gradativamente no período de adaptação, ela é um instrumento que irá direcionar o trabalho pedagógico. A rotina alimentar constitui-se de: acolhida, café da manhã e ou mamadeira, suco, higiene e trocas, almoço, repouso, mamadeira, café da tarde e ou papinha de frutas, jantar e mamadeira.
            Nos intervalos da rotina são desenvolvidas atividades com músicas, brinquedos e brincadeiras. Também são utilizados os diferentes espaços do CEMEI: pátio, parque, biblioteca, casinha, tanque de areia, lousa de azulejo e solário.

Eixos de trabalho
Descobrindo eu e outro
Formação social e pessoal

Objetivos Específicos
·         Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia .
·         Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo,dentro de uma relação de troca e cooperação.
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
·         Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo,executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.

Atividades
·         Brincadeiras que expressam emoções, sentimentos, desejos e necessidades: retribuir acenos e sorrisos; cumprimentar e despedir-se.
·         Incentivo a expressar-se para manifestar o desejo: alimentação, proteção, carinho.
·         Experiências que possibilitem o relacionamento progressivo com mais crianças, com seus educadores e com demais profissionais da creche, demonstrando suas necessidades e interesses.
·         Exploração da imagem no espelho trabalhando a expressividade de cada um : caretas, mímicas,brincadeiras com a própria imagem.

Descobrindo o corpo e o movimento
Objetivos específicos
·         Explorar as possibilidades para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
·         Reconhecer os diversos espaços do CEMEI,como sua sala,refeitório,solário,parque;tanque de areia,etc.
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço,desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

Atividades
·         Experiências com possibilidades expressivas dos gestos mímicas faciais e do movimento global, nas situações cotidianas e lúdicas.
·         Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações,deitar-se em diferentes posições,ficar apoiado na ponta dos pés com e sem ajuda,arrastar-se,engatinhar,rolar,andar,correr,saltar,etc.
·         Subir e descer pequenos obstáculos.
·         Ações onde a criança experimente com o corpo noção de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
·         Exploração dos ambientes da U.E.
·         Brincadeiras com cordas, bambolês, pneus, triciclos e carrinhos.

DESCOBRINDO AS DIFERENTES LINGUAGENS
Musical/ Artes visuais/ Oral e outras

Objetivos específicos
·         Ouvir,perceber e discriminar sons diversos e fontes sonoras.
·         Perceber as variações de ritmo através de dança,palmas,instrumentos,batimentos  de mãos e pés e movimentos dirigidos.
·         Oportunizar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais,explorando suas características e propriedades,entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
·         Ampliar as possibilidades na participação de variadas situações de comunicação oral.

Atividades
·         Brincadeiras cantadas,acalento,brincadeiras com palmas e movimentos corporais.
·         Exploração de materiais sonoros como: chocalhos,guizos,sinos e brinquedos sonoros.
·         Escuta de obras musicais variadas (eruditas,populares,infantis)
·         Hora do canto momento de integração entre os agrupamentos AeB.
·         Jogos de estimulação da percepção auditiva e imitação gestual.
·         Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos,imitando,criando e se comunicando através da linguagem musical.
·         Exploração de materiais que possibilitem a experimentação artística: desenho com tintas, giz de cera, giz de lousa, areia, cola, comestíveis de gelatina, materiais que ofereçam além da plasticidade e do movimento, a capacidade de estimulações sensoriais.
·         Manipulação de diferentes objetos e materiais, explorando suas texturas, características,propriedades de manuseio nas diversas formas de expressão artística.
·         Contação de histórias valorizando falas das personagens, imitando gestos e sons, estimulando o faz-de-conta.
·         Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
·         Linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades, sentimentos, nomear pessoas, objetos e animais.

DESCOBRINDO O MEIO FÍSICO E O CONHECIMENTO LÓGICO
Natureza e Sociedade / Matemática

Objetivos específicos
·         Explorar o ambiente para que possa relacionar com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos manifestando curiosidade e interesse.
·         Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.

Atividades
·         Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções e ritmos que digam a respeito às tradições culturais de  sua comunidade e de outros grupos.
·         Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
·         Exploração de diferentes objetos de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura).
·         Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
·         Contato com animais e plantas.
·         Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvazar, encaixar, lançar).
·         Noções de tempo e espaço na rotina diária.
·         Utilização de vocabulário pertinente nas diversas situações (dentro, fora, embaixo, em cima, em pé, deitado).

Avaliação
           A avaliação ocorrerá através dos registros escritos (planejamento, diário do professor, portfólio coletivo da sala) e registros fotográficos diários das situações observadas durante as atividades dirigidas,pedagogicamente planejadas para a intervenção exploratória da criança ocorridas espontaneamente no cotidiano escolar;objetivando ter material concreto para descrever o desenvolvimento e progresso da criança, como: a interação com os colegas e adultos,a comunicação verbal, a iniciativa em diferentes situações,o desenvolvimento físico e motor e a autonomia nas refeições.
A avaliação também irá indicar novas iniciativas pedagógicas.

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